Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Segunda-feira, 06.07.15

Estado Islâmico destrói estátua com dois mil anos

Na semana passada os jiadistas destruíram dois mausoléus em Palmira, histórica cidade síria. Nas últimas horas derrubaram mais oito estátuas

O autodenominado Estado Islâmico (Daesh) continua a destruir património histórico da cidade síria de Palmira, sob seu controlo desde maio. O diretor-geral das Antiguidades e Museus do país, Maamun Abdelkarim, indicou à agência Efe que os jiaditas destruíram a estátua de um leão que se encontrava à entrada do Museu de Palmira.
"Trata-se da estátua mais importante, pelas suas dimensões e valor, que o Daesh destruiu até ao momento na Síria",  explicou em declarações ao telefone, indicando que a peça em causa foi destruída há uma semana.
A estátua, com uma altura de 3,5 metros e um peso de 15 toneladas, estava no jardim do Museu de Palmira. Anteriormente fora protegida pelas autoridades sírias que colocaram uma placa de ferro e sacos de areia em seu redor.

Também na semana passada, o Daesh destruiu dois antigos mausoléus muçulmanos da cidade e já esta sexta-feira oito outras estátuas de homens e mulheres procedentes da cidade histórica foram também destruídos.

Na internet, o grupo terrorista divulgou fotografias dos jiadistas a destruírem seis estátuas com marretas.

No mês passado, ativistas sírios indicaram que o Daesh colocou minas e explosivos junto das ruínas históricas.

Maamun Abdelkarim, que recebe informação sobre a situação no terreno através de testemunhos, indica contudo que até ao momento não existem indicações que a parte arqueológica de Palmira tenha sofrido danos.

Fonte: Alexandre Costa (3.07.2015): http://expresso.sapo.pt/internacional/2015-07-03-Estado-Islamico-destroi-estatua-com-dois-mil-anos

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 10:34



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031