Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
Testes de termoluminescência realizados na Universidade Nacional Australiana dataram em 56 000 anos os restos de fogueiras encontrados no controverso sítio arqueológico do Boqueirão da Pedra Furada, localizado no Parque Nacional da Serra da Capivara, no sul do Piauí, Brasil. É, sem dúvidas, o mais importante sítio arqueológico das Américas.
A datação, obtida através de novas técnicas desenvolvidas por Michael Bird, recuou em 40 000 anos o tempo normalmente aceito pelos especialistas para as primeiras ocupações humanas nas Américas. O procedimento, denominado ABOX (acid-base-wet-oxidation) descontamina quimicamente os objetos testados e oferece resultados mais confiáveis que o tradicional teste de carbono-14. Foi possível demonstrar que as pedras das fogueiras não foram queimadas por causas naturais.
A conclusão foi publicada na revista Quaternary Science Reviews, da editora Elsevier.
O parque, declarado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade em 1991, possui mais de 345 sítios, muitos dos quais com paredões de arenito adornados com pinturas rupestres. Na área foram encontradas ferramentas de pedra e antiquíssimas ossadas. Peças magníficas do sítio estão expostas no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato, dirigido pela renomada Dra. Niède Guidon.
Fonte: (26 Jul 2008): http://www.fumdham.org.br/
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.