Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Domingo, 20.04.08

Obras revelam alas do mosteiro de Castro de Avelãs

Está concluída a primeira fase de intervenção no Mosteiro de Castro de Avelãs, em Bragança, um dos monumentos mais emblemáticos do Nordeste Transmontano. As obras e as escavações arqueológicas revelaram um conjunto de construções pertencentes às várias alas e ao claustro do mosteiro, classificado como monumento nacional, bem como um conjunto de peças que remetem para a vivência monástica dos períodos medieval e moderno.
A intervenção naquele que é o único mosteiro beneditino, com origem medieval, que existe em Trás-os-Montes custou 300 mil euros, dos quais 75% fundos comunitários. O Mosteiro de Castro de Avelãs é o único construído com tijolo em toda a região Norte, mas não sofria qualquer intervenção há mais de 30 anos, apesar de apresentar em avançado estado de degradação no interior e no exterior do edifício principal, com problemas na cobertura e infiltrações de vária ordem. A igreja e a Casa Paroquial apresentavam problemas, sendo que a última ameaçava ruir.
Durante uma apresentação pública das obras realizadas, Paulo Amaral, arqueólogo do IGESPAR, explicou que a intervenção realizada ao nível da cobertura e reparação de rebocos, foi uma obra de manutenção que permitiu melhorar o aspecto do edifício, mas não é suficiente. Aquele responsável, defendeu a realização de uma Plano de Pormenor para toda a aldeia de Castro de Avelãs, uma vez que a localidade dispõe de património arquitectónico interessante.
Para o futuro propõe-se uma gestão integrada do património e a criação de redes de divulgação, uma local, que apostaria na arquitectura em tijolo, integrando o Mosteiro de Castro de Avelãs e várias igrejas de Bragança. Por outro lado, far-se-ia a aposta numa rede mais alargada criando uma Rota do Património Medieval no distrito.


Fonte: Lopes, Glória (20 Abri 2008): Jornal de Notícias:  http://jn.sapo.pt/2008/04/19/norte/obras_revelam_alas_mosteiro.html

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 13:59


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2008

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930