Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Quinta-feira, 28.02.08

BELMONTE: Arqueologia vai ter centro de estudos

Um centro de estudos dedicado à arqueologia vai ficar instalado na Casa da Torre de Caria. O concurso para as obras de recuperação do espaço histórico já abriu.
A Câmara de Belmonte abriu concurso público para realização da empreitada de recuperação e valorização da Casa da Torre de Caria, onde pretende instalar um Centro de Estudos e Tratamento de Espólio Arqueológico. Pretende-se que o local se constitua como um verdadeiro Centro Cultural e é composto por um pequeno auditório, salas de exposições e outros estruturas de apoio.
O centro de estudos vai ser constituído por várias salas, destinadas a reserva, tratamento, conservação e estudo de materiais arqueológicos, provenientes não só do concelho, mas de toda a região, bem como de uma biblioteca especializada. O centro disporá, também, de alojamentos para investigadores que pretendam efectuar trabalhos de pesquisa.
Situada em pleno centro histórico de Caria, a Casa da Torre é um dos monumentos mais emblemáticos da vila e do concelho de Belmonte. Data do século XVIII e é composto por três corpos, tendo sido aproveitada para corpo central uma torre da época medieval e apresentando ao seu redor vestígios de muralhas, uma cisterna e um lagar.
Localizado num local estratégico, entre duas ribeiras, tem amplo controlo visual e com domínio sob vasta área agrícola, apresentando condições ideais para a ocupação humana. No entanto, apesar das várias fontes documentais referirem uma ocupação pré-histórica e romana no local, as escavações arqueológicas não identificaram elementos concretos que a atestassem.
As duas campanhas arqueológicas efectuadas no local permitiram, até agora, identificar duas fases principais de ocupação; séculos XII – XIII e séculos XIV – XVI, ambas representadas por extenso e diversificado material de diferentes tipologias (cerâmica, objectos metálicos, vidros, moedas, entre outros), associado a algumas estruturas que contribuíram para a compreensão da evolução histórica do local. Das estruturas registadas, destaca-se um possível forno, escavado no afloramento rochoso, composto por um canal e uma câmara de combustão de formato circular, possivelmente destinado ao fabrico de material cerâmico.

Fonte: (28 Fev 2008). Diário As Beiras: http://www.asbeiras.pt/?area=cbranco&numero=56270&ed=28022008

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 20:21



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829





Arqueo logos