Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Domingo, 24.02.08

Escavações põem a descoberto fundações de igreja do século IX






A Capela das Almas terá sido erguida sobre a primeira igreja paroquial de Viana do Castelo



 


 



Fonte: Luís Henrique Oliveira ( 24.02.2008). Jornal de Notícias: http://jn.sapo.pt/2008/02/24/norte/escavacoes_poem_a_descoberto_fundaco.html


Os trabalhos de arqueologia que decorrem na Capela das Almas e espaços envolventes, em pleno centro histórico de Viana do Castelo, puseram a descoberto as fundações da que terá sido a primeira igreja da cidade, erguida por volta do século IX. Para a equipa que desenvolveu o trabalho, as estruturas agora encontradas constituem, "de longe, o mais importante achado", uma vez que são o mais antigo vestígio arqueológico descoberto no centro da cidade.
Ao salientar que as fundações do primitivo templo foram descobertas durante as escavações realizadas no interior da capela - datada do século XIII e que foi, durante muito tempo, a primeira matriz de Viana -, o responsável oela Divisão de Acção Cultural da Câmara Municipal e coordenador dos trabalhos, Cunha Leal, assinalou que a Capela das Almas terá sido erguida sobre as edificações do antigo templo, "como era, então, costume". Considerando que a primitiva igreja terá, também, sido o primeiro templo paroquial do aglomerado urbano, deu conta que os alicerces postos a descoberto pela equipa de trabalho "apontam para estrutura relativamente pequena, de características pré-românicas".
Quanto à valorização dos achados, Cunha Leal adiantou que a intervenção em curso no Largo das Almas compreende a musealização das estruturas descobertas. Segundo disse, o espaço, situado no interior da capela, deverá, depois, ser coberto por placas de vidro, de modo a possibilitar a visualização dos milenares alicerces. No exterior do templo, espaço que funcionou, durante séculos, como cemitério, a equipa havia já descoberto uma sepultura em pedra do século XIV, em tudo semelhante às encontradas na localidade de Santa Maria de Geraz do Lima, na Margem Sul do concelho. Promovidos pelo programa Polis, os trabalhos visam, também, a consolidação do templo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 18:33


1 comentário

De Fatima a 09.08.2008 às 22:36

Estive lá a semana passada. Excelente trabalho Cunha Leal!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2008

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
242526272829





Arqueo logos