Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Sexta-feira, 14.12.07

“Menino do Lapedo” vai ter Centro Arqueológico


Depois de anos ao abandono, o vale onde foi encontrado um esqueleto de uma criança do Paleolítico vai finalmente ser aberto ao público através de um projecto museológico.
O Centro de Interpretação do Lapedo, localizado na freguesia de Santa Eufémia, onde foi encontrado em 1998 o conhecido esqueleto fossilizado de uma criança designado por "Menino do Lapedo", vai ser inaugurado dentro de três semanas. A confirmação foi avançada na última reunião da Câmara Municipal de Leiria pelo vereador da Cultura, Vítor Lourenço, agendando um programa oficial para o dia 5 de Janeiro de 2008.
Nesse dia estarão em Leiria os antropólogos americanos Erik Trinkaus, da Universidade de Washington e Brian Pierson, da Universidade de Tulane (New Orleans), bem como João Zilhão, arqueólogo da Universidade de Bristol (Reino Unido), Estes especialistas foram responsáveis por um estudo que aponta para a possibilidade do "Menino do Lapedo" ser resultado de um possível processo de "mestiçagem" entre o Homo Sapiens e Neanderthalensis.

Réplica do esqueleto à escala real
O projecto museológico do Abrigo do Lagar Velho (Lapedo) vai integrar uma exposição que tem o objectivo de dar a conhecer ao público os resultados dos trabalhos arqueológicos realizados "in situs" e "a sua contextualização nas últimas alterações da evolução anatómica do homem". Será ainda observável uma réplica à escala real do esqueleto e da sepultura do Menino do Lapedo. O trabalho de reconstituição foi realizado em Hollywood, EUA, por Brian Pierson, técnico gráfico que é especialista em reconstruções faciais forenses e criou, por exemplo, efeitos especiais para os filmes "Titanic", "Alien: o regresso" ou "Star Trek: Insurreição".
O espaço intervencionado prevê a instalação de módulos pré-fabricados, amovíveis, aproveitando um terreno cedido ao Município de Leiria por um particular. Num território cujo desnível é de cerca de 80 metros, está prevista uma zona de observação, que permitirá um bom enquadramento visual sobre o Vale do Lapedo.
O projecto museológico engloba a criação de dois espaços de interpretação distintos, fazendo recuar o visitante até ao período da pré-história, situado no Paleolítico de há 25 mil anos, época em que "o menino" terá sido sepultado, com a idade de cinco anos. Haverá um módulo específico "dedicado ao espaço fúnebre da criança, focando a sepultura e morfologia do Menino do Lapedo e centrando-se na explicação do ritual fúnebre, bem como das características morfológicas do esqueleto que impulsionaram decisivamente a tese da miscigenação entre o homem de Neanderthal e o homem anatomicamente moderno", explicam os serviços de Cultura da autarquia.


In: António Rosado (13 Dez 2007). As Beiras: http://www.asbeiras.pt/?area=leiria&numero=53237&ed=13122007

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 18:21


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2007

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031





Arqueo logos