Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Quinta-feira, 06.12.07

Famalicão: Câmara quer reforçarescavações no Castro das Eiras

O município de Famalicão pretende adquirir mais terrenos no Castro das Eiras, para reforçar a


foto


exploração naquele achado arqueológico, onde foi encontrada a Pedra Formosa, cuja réplica
está a cativar as atenções na exposição do Mosteiro dos Jerónimos.
A Câmara de Famalicão pretende acentuar as escavações no Castro das Eiras, em Pousada de Saramagos. Segundo Leonel Rocha a autarquia vai avançar para outras frentes com o objectivo de adquirir mais terrenos para a exploração arqueológica. Aquele responsável salienta que o potencial daquele núcleo arrqueológico é elevado e, nesse sentido, adiantou que no orçamento do próximo ano, a autarquia pretende reforças as verbas disponíveis para a arqueologia.
Essa aposta sugre no seguimento do elevado sucesso que a mostra sobre a arqueologia famalicense no Museu Nacional de Arqueologia, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, está a ter. Leonel Rocha revela que até Outubro último mais de 100 mil pessoas ficaram a conhecer o património arqueológico de Famalicão, onde a Pedra Formosa ocupa lugar de destaque.
O vereador afirma que o êxito levou, inclusive, um museu espanhol a manifestar o interesse em receber a exposição, depois de encerrada a do Museu Nacional de Arqueologia. Esse interesse “reflecte a dimensão e a originalidade que esta exposição está a ter e também aquilo que possibilita em termos de estudo para os especialistas dos Castros”, declara.
Leonel Rocha falava à margem da apresentação do portal de arqueologia que foi lançado pela autarquia famalicense. Trata-se de uma ferramenta inovadora, onde podem ser apreciados os vestígios arqueológicos do povoado da Idade do Ferro que foi descoberto não apenas no Castro das Eiras, mas também na Villa Romana, achada na Estação Arqueológica de Perrelos, em Delães.
A partir do endereço arqueologia.vilanovadefamalicao.org qualquer pessoa pode ficar a conhecer melhor as civilizações que passaram pelo concelho de Famalicão há vários milhares de anos, e que por lá deixaram os seus vestígios, e se transformaram em achados arqueológicos.
Segundo Leonel Rocha, o novo portal resultou da aprovação de uma candidatura apresentada pela Câmara ao Programa Operacional da Cultura, contando com um investimento total de cerca de 175 mil euros, cuja comparticipação rondou os 95 mil.
“É, sem dúvida, um avanço significativo e uma grande oportunidade que as escolas têm para explorar a temática ligada ao desenvolvimento da disciplina de História”, frisou o responsável político na apresentação desta nova ferramenta.
De fácil acesso e utilização, o portal pretende ser um instrumento de grande utilidade não só para alunos e professores, mas também para a comunidade. Os conteúdos serão actualizados constantemente, com a introdução de novas informações e imagens sobre o trabalho efectuado no âmbito da arqueologia no concelho. Além do Castro das Eiras, em Pousada, e da Estação Arqueológica de Perrelos, em Delães, o portal dá ainda a conhecer o Castro das Ermidas, em Jesufrei , e o Castro de S. Miguel-o-Anjo, em Calendário, locais classificados como imóveis de interesse público pelo IPPAR.
Leonel Rocha enaltece as potencialidades desta ferramenta, adiantando que o portal está preparado para incluir a informação sobre todo o tipo de património que Famalicão possui.

In: Paulo Cortinhas (6 Dez 2007). Jornal Entre Vilas: http://www.entrevilas.com/noticia.asp?idEdicao=138&id=3683&idSeccao=1019&Action=noticia


Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 22:38


3 comentários

De Eduardo Santos Carneiro a 10.08.2009 às 15:37

Realmente o caso de Jesufrei é triste e raro...
Deve-se ter mais atenção com o património histórico-cultural...
Eduardo Santos Carneiro

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2007

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031