Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
A Câmara Municipal de Faro vai promover uma avaliação prévia para caracterizar o potencial arqueológico do subsolo da área do Museu Municipal, no âmbito do projecto de remodelação e ampliação da estrutura.
A execução do projecto num terreno situado no centro histórico da cidade apresenta, segundo informa a edilidade em comunicado, “riscos de impacte arqueológico, uma vez que afecta directamente o subsolo”.
Tendo em conta “a natureza da obra e o potencial arqueológico da área, inserida numa zona de extrema sensibilidade arqueológica”, a câmara entendeu como necessário “proceder a uma avaliação prévia para caracterizar os vestígios arqueológicos do local”.
A localização dos trabalhos de sondagem – a decorrer até final do primeiro semestre de 2008 – “será articulada com os elementos histórico-arqueológicos disponíveis, nomeadamente cartografia antiga e escavações anteriores realizadas na zona”.
O Serviço de Arqueologia Municipal realizou em 2001 as primeiras sondagens de minimização de impacto, cujos resultados contribuíram para o enriquecimento da história da cidade e permitiram uma leitura do local desde o século IV a.C. até ao século XX.
O projecto de remodelação e ampliação do Museu Municipal de Faro, aprovado há cerca de um ano em reunião de câmara, assenta, de acordo com a autarquia, em quatro eixos-base: revitalização urbana; valorização patrimonial (móvel e imóvel), acessibilidade cultural e criação de novos públicos.
In: (30 Nov 2007). Região Sul: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?ref
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.