Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
A descoberta pelos arqueólogos do mais antigo habitat costeiro do "homo sapiens" numa gruta da África do Sul mostra que os antepassados do Homem conquistaram a totalidade do globo graças aos alimentos retirados do mar.
Segundo um estudo que será publicado quinta-feira na revista Nature, na origem desta teoria encontram-se conchas, hematites (pedras vermelhas) talhadas e pequenos objectos com cerca de 164.000 anos e que foram descobertos numa gruta perto do oceano Índico na África do Sul.
Segundo Curtis Marean, da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, e a sua equipa, o homo sapiens do Paleolítico médio (-300.000 a -30.000 anos) que viviam na gruta de Pinacle Point utilizaram o mar para se alimentar, numa altura em que o interior das terras se tinha tornado frio e árido durante um período de glaciação.
"Durante milhões de anos, os nossos antepassados caçadores-recolectores apenas se alimentaram de plantas terrestres e de carne. As conchas foram dos últimos acrescentos à alimentação humana antes da introdução das plantas e dos animais domésticos", explica Marean.
Esta domesticação apenas surgiu no neolítico, há cerca de 11.000 anos.
Até hoje, os habitats mais antigos conhecidos próximos do mar remontavam a 120.000 anos.
Na realidade, durante o período de glaciação que ocorreu entre 195.000 e 135.000 anos antes da era presente, uma grande quantidade de água era retida no calote glaciar, e o nível dos oceanos era 125 metros mais baixo do que actualmente.
Quando os glaciares derreteram, a subida das águas engoliu as costas e os traços dos habitats humanos.
A gruta de Pinacle Point foi reencontrada, porque se situava num ponto extremamente elevado.
Actualmente situa-se 15 metros acima do nível do mar, mas na altura encontrava-se a cinco ou dez quilómetros da costa.
A utilização dos recursos do mar pode ter levado o homo sapiens a migrar ao longo das costas e a estender a sua zona de povoamento para lá de África, numa primeira fase ao longo do Mar Vermelho em direcção ao Médio Oriente, depois fazendo progressivamente a volta do globo começando pela Ásia do Sul, a Nova Guiné e a Austrália.
In: (17 Out 2007). RTP: http://www.rtp.pt/index.php?article=3029
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.