Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Segunda-feira, 15.10.07

Artefactos milenares estão a ser transferidos para o novo museu da Acrópole

ddd



Trabalhos começaram ontem

A transferência dos artefactos da Acrópole grega para o sopé da colina começou ontem. Ao todo vão ser seis semanas, num processo meticuloso segurado em 400 milhões de euros. A maioria das peças remontam ao século 6 a.C e nunca foram movidas. Têm sobrevivido a guerras, desastres naturais e à poluição. O novo museu da Acrópole de Atenas, com inauguração prevista para 2008, vem substituir o actual que anualmente recebe milhões de visitantes.


Envolta em polémica, a nova estrutura semi-transparente, considerada por alguns demasiado moderna para a história do lugar, vai receber esculturas e peças arqueológicas que pela primeira vez deixam legalmente o complexo religioso e cívico mandado construir por Péricles, o pai da democracia ateniense.
Dezenas de curiosos, alguns com lágrimas nos olhos, outros com slogans de protesto contra a destruição das estruturas milenares da Acrópole, acompanharam ontem o transporte da primeira peça para o museu, um bloco de pedra gravado retirado do Partenon, o templo dedicado à deusa Atena. As 2,5 toneladas de mármore experimentaram a linha de transporte montada na colina - três gruas, uma com 61 metros de altura e as outras com 32 - destinada a deslocar os artefactos ao longo dos 400 metros que separam o topo da colina do novo museu.
Ao todo vão ser transportadas cerca de 300 toneladas de peças, só 124 de artefactos que já estavam em exibição no antigo museu . Na linha de transporte, feita por fases, cada caixa demora duas horas a chegar ao destino. Estima-se que o processo, mover 153 caixas em menos de dois meses, vá custar 1,6 milhões de euros.

Novo museu da Acrópole abre em 2008
"Estou muito satisfeito com a qualidade”, disse o arquitecto Bernard Tschumi sobre o novo museu. "Algumas pessoas dizem que devia ter mantido o mesmo estilo da Acrópole. Eu respondi que não havia como fazê-lo”.
"Estou a tremer, isto toca a alma”, comentou Pelagia Boulamatsi, 71 anos, uma das espectadoras do início dos trabalhos. "Esta antiga civilização é uma fundação do mundo”.
"Esta é a mudança do século… é a primeira vez em 2500 anos que os mármores do Partenon são movidos”, disse o Ministro da Cultura, Michael Liapis. "É um acontecimento histórico, não só para a Grécia mas para a comunidade internacional”.
No terceiro andar do novo museu, uma sala vai receber as peças retiradas do Partenon no início do século XIX por um aristocrata britânico. Os frisos e blocos de mármore foram devolvidos à capital grega pelo Museu Britânico, em Londres, depois um longo processo judicial


In: (15 Out 2007). Reuters / Público: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1307602&idCanal=14


 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 23:51


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2007

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031