Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Domingo, 27.05.07

Novas descobertas arqueológicas no Monte Molião (Lagos)

 


Esta foi uma semana cheia de surpresas para Elena Morán, arqueóloga da Câmara de Lagos, uma das responsáveis pelos trabalhos que têm decorrido no Monte Molião.


 Foram encontradas cetárias, ou seja, tanques de salga de peixe, na rua que dá acesso ao Molião, durante a abertura de valas para a canalização de um empreendimento que irá nascer um pouco mais à frente.
«É um verdadeiro achado, porque não havia nenhuma referência». Estão em bom estado de conservação, embora o esgoto antigo já tenha partido o rebordo superior dos tanques», garantiu Elena Morán. No terreno estão a trabalhar quatro arqueólogos, contratados pela empresa promotora da obra, a Molião Lda, que irão fazer o estudo arqueológico do local. «Os vestígios serão preservados e tentaremos ver qual a direcção das salgas», explicou Elena Morán, visivelmente entusiasmada.


 


Foto



«Estas salgas mostram que em toda a baía de Lagos havia produção industrial de preparados de peixe», adiantou a arqueóloga. Um pouco mais acima, foram também encontradas fossas com lixos romanos, que correspondem aos materiais encontrados no Monte Molião. «Estas fossas, cuja utilidade não se sabe ainda, estão cheias de fragmentos de cerâmica fina». No entanto, «só depois deste estudo se saberá o que são e para que serviam», concluiu a arqueóloga Elena Morán.
http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=14920


 


 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 22:25


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2007

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031