Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Sábado, 15.09.07

Romanos em Aljustrel tratavam localmente o cobre

Investigadores e estudantes portugueses e espanhóis estão a trabalhar nestes dias em Aljustrel, na área de arqueologia, proferindo conferências e avançando com escavações.





Até ao próximo dia 20, decorre no Museu Municipal de Aljustrel um ciclo de conferências de temática arqueológica, destinado a investigadores, estudantes e público em geral, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Aljustrel e da Universidade de Huelva.


Nestas conferências públicas marcam também presença estudantes das universidades de Coimbra e do Algarve que se encontram neste momento a participar, em Aljustrel, num seminário de Arqueologia Prática.


Estes alunos estão integrados numa equipa de cerca de 10 arqueólogos espanhóis que, à semelhança do ano anterior, estão a proceder a escavações na Casa do Procurador, em Feitais/Azinhal, mas também junto à Ermida de Nossa Senhora do Castelo, local que tem sido objecto de intervenção desde a década de 90 do século passado.


Recordamos que as escavações anteriores permitiram formular a hipótese que, em Aljustrel, na época romana, o tratamento do minério para obtenção de cobre era feito localmente. A configuração e dimensão das ruínas postas a descoberto, a existência de um forno, de escórias e de vestígios de concentrado de cobre são os principais indícios que corroboram a existência de uma oficina metalúrgica para tratamento de minério, construída de raiz, tida como única na Europa, até ao momento.


O desenvolvimento posterior das escavações torna-se essencial para aprofundar o conhecimento sobre a mineração, a metalurgia e a presença romana em Aljustrel.


De acordo com o calendário das conferências no Museu Municipal de Aljustrel, e depois das intervenções, no início desta semana, de Santiago Macias (Campo Arqueológico de Mértola) e de Carlos Pedro (Câmara Municipal de Aljustrel), falam esta sexta-feira, à tarde, Alida Carloni Franca (Universidade de Huelva) sobre "Antropologia da mulher mineira" e Juan Manuel Carvajal Quirós (Universidade de Huelva), sobre "Arqueologia Industrial na área mineira de Tharsis".


In: (14 Set 2007). Diário do Alentejo: http://da.campodosmedia.com/jornal/index.php?link=noticia&id=4614 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 23:39


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2007

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30