Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
Movimento cívico procedeu à limpeza da gruta da Senhora da Luz.
Elementos do Movimento Projecto Cidadania procederam à limpeza da gruta da Senhora da Luz, único monumento nacional do concelho de Rio Maior que se encontra em estado de abandono. No seguimento desta acção foi ainda enviada uma carta aberta à Câmara Municipal de Rio Maior e à junta de freguesia onde se apela às autarquias que cuidem deste importante elemento patrimonial do concelho.
O local, conforme se pode ler na carta endereçada à autarquia, encontrava-se ao abandono e em estado de deterioração, com lixo, inscrições numa parede e a destruição das estalactites, o que levou elementos desse movimento cívico a procederem à limpeza do monumento reconhecido desde 1934 pelo seu valor cultural.
No mesmo documento o Movimento Projecto Cidadania relembra que, já em 1986, o deputado Armando Fernandes, do PRD, apresentou na Assembleia da República um requerimento ao Governo onde alertava para o abandono da Gruta da Senhora da Luz.
À época o Departamento de Arqueologia do Instituto Português de Património Cultural visitou o local e terá solicitado à Câmara Municipal de Rio Maior que vedasse a entrada principal da gruta e sinalizasse o monumento. “Lamentavelmente, passados 27 anos, nada disso está feito”, lê-se na carta aberta onde se apela à autarquia que tome as medidas previstas à época e que a sinalização do monumento inclua um painel interpretativo que forneça informação aos visitantes. Alerta-se ainda para a existência de uma segunda gruta a que se pede também a respectiva “protecção, valorização e divulgação, em interligação com a gruta principal”.
A presidente da Câmara de Rio Maior, Isaura Morais (PSD), reconhece que a situação está longe de ser a ideal, referindo que entre os objectivos da autarquia está desenvolver um projecto para aquele local que permita salvaguardá-lo, divulgá-lo e torná-lo visitável.
Fonte: (24.12.2013). O Mirante: http://semanal.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=&id=96796&idSeccao=11029&Action=noticia
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.