Arqueólogos encontraram um alto-relevo maia ricamente decorado com imagens de divindades e governantes, além de uma longa dedicatória inscrita, de acordo com informações do governo da Guatemala.
O alto-relevo foi descoberto pelo arqueólogo guatemalteco Francisco Estrada-Belli, professor do Departamento de Antropologia da Universidade de Tulane, e sua equipe na província de Peten, no norte do país.
“Essa é uma descoberta extraordinária que ocorre uma vez na vida de um arqueólogo”, diz Estrada-Belli. Os arqueólogos depararam-se com a estrutura enquanto exploravam uma pirâmide maia que data do ano 600 DC, em uma área que tem outras ruínas importantes.
“É uma ótima obra de arte que também nos dá muita informação sobre o papel e o significado do edifício, que era o foco de nossa pesquisa”, diz Estrada-Belli. A escultura mede 8 por 2 metros e foi encontrado em julho.
Além de contar a representação de três figuras principais, usando ricos ornamentos, o alto-relevo traz inscrições formadas por 30 hieróglifos posicionados na base da estrutura.
“É realmente impressionante”, disse David Stuart, um especialista em epigrafia Maia da Universidade do Texas à AP. No entanto, ele acrescentou que “certamente não diria que é a fachada de templo ‘mais espetacular’”, como afirmou o governo da Guatemala.
As escavações de Estrada-Belli em Holmul receberam apoio Ministério da Cultura e Esportes da Guatemala e financiado pela National Geographic Society e outras instituições.