Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
Desde o passado dia 20 de Agosto encontra-se a decorrer a segunda campanha de escavações arqueológicas, no sítio arqueológico da Soida, que se estenderá até ao dia 9 de Setembro sob a direcção da Professora Catarina Tente da Universidade Nova de Lisboa.
Os trabalhos que se encontram a decorrer pretendem dar continuidade aos trabalhos realizados no ano transacto quando foi identificado o risco de destruição do sítio arqueológico por veículos de todo terreno que por ali costumam circular.
Em 2006 o agora extinto IPA (Instituto Português de Arqueologia) procedeu a realização das primeiras sondagens arqueológicas com o objectivo de preservar e salvaguardar o registo arqueológico do local, os primeiros resultados evidenciaram a presença de um Povoado da Alta Idade Média (sécs. VI a X).
As particularidades deste povoado e a sua cronologia de ocupação levaram a Dra. Catarina Tente, especialista neste período histórico a prolongar a investigação no local com o objectivo de compreender que tipo de habitat aqui se estabeleceu e qual o motivo de fixação de populações neste local. Inserido no seu projecto de doutoramento denominado “O Alto Mondego na Alta Idade Média”, os resultados das escavações podem ajudar a compreender a forma como se geriu a ocupação do território antes da fundação de Portugal nesta região.
Os trabalhos de escavação que se encontram a decorrer a bom ritmo, contam com a participação de estudantes do curso de Arqueologia da Universidade Nova de Lisboa e com o apoio algumas instituições como a Fundação de Ciência e Tecnologia, Município de Celorico da Beira e Junta de Freguesia da Rapa.
N: (04 Set 2007). Diário da Guarda:
http://www.diariodaguarda.com/modules.ph Notícia relacionada: http://www.jornalaguarda.com/index.asp?i
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.