Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Segunda-feira, 30.07.12

Arqueólogos acreditam ter encontrado o esqueleto de Mona Lisa


Ossadas encontradas em Florença podem ter pertencido à musa de Leonardo Da Vinci



Encontrado o esqueleto de «Mona Lisa»?




Arqueólogos encontraram um esqueleto no Convento de Santa Úrsula, em Florença, na Itália, que acreditam ser Lisa Gherardini, a musa que inspirou o pintor Leonardo Da Vinci. As ossadas podem assim pertencer à mulher que inspirou um dos quadros mais famosos do mundo, a Mona Lisa.
Lisa Gherardini, de acordo com o jornal «Daily Mail», era a esposa de um rico comerciante de seda, chamado Francesco del Giocondo. Após a morte do marido, ter-se-á tornado freira, tendo morrido no convento no dia 15 de julho de 1542, aos 63 anos.
No ano passado, uma equipa de arqueólogos começou a cavar no convento abandonado de Santa Úrsula e, durante a escavações, encontraram uma cripta, que acreditam ter sido de Lisa Gherardini e, logo de seguida, encontraram um crânio feminino.
As escavações ficaram suspensas, uma vez que a equipa ficou sem fundos, porém, conseguiram regressar no último mês.
Durante a última semana, a equipa encontrou o esqueleto, cujo os ossos serão submetidos a testes, para determinar se correspondem ou não ao crânio encontrado no ano passado.
O arqueólogo Silvano Vinceti, que é responsável pela escavação, explicou: «Nós não sabemos se os ossos pertencem a um único esqueleto ou mais do que um. Esta descoberta confirma a hipótese de existir, no convento St.Ursula, ossos humanos, e não podemos excluir que entre eles há ossos pertencentes a Lisa Gherardini».
Os cientistas vão agora comparar o DNA dos ossos com os restos de duas crianças que foram enterradas nas proximidades.
Depois verificarem o esqueleto e crânio, os arqueólogos pretendem reconstruir o rosto da italiana Lisa Gherardini e comparar com o rosto da Mona Lisa, e talvez resolver o mistério do sorriso enigmático da pintura com mais de 500 anos.


Fonte: CBA (18 Jul 2012). CBA. TVI 24: http://www.tvi24.iol.pt/internacional/mona-lisa--esqueleto-arqueologia-internacional-ultimas-noticias-tvi24/1362182-4073.html



Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 12:52



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031