Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
Arqueólogos descobriram os restos fossilizados dos maiores dinossauros que terão pisado terras australianas. Os dois Titanossauros, descobertos em 2005 e 2006 no estado de Queensland, a Sul da Austrália, dão um alerta para a riqueza do passado pré-histórico deste país.
Cooper e George, assim baptizados, foram descobertos há dois anos por agricultores da cidade de Eromanga, mas a descoberta e a investigação foram mantidas em segredo. Agora, Scott Hocknull, do Museu de Queensland, veio revelar o achado.
Com grandes caudas, longos pescoços e cabeças pequenas, os Titanossauros são as mais pesadas criaturas que habitaram a terra. Os ossos fossilizados da perna que foram encontrados medem cerca de 6 ou 7 metros. O úmero — osso longo da pata dianteira — de Cooper pesa 100 quilos e mede cerca de 1,5 metros.
Os cientistas sugerem que os dois dinossauros podem ter medido, pelo menos, 26 metros e habitaram o território australiano há 98 milhões de anos.
Na Austrália descobertas como estas são raras devido à enorme dimensão do território e à fraca densidade populacional. A descoberta permite compreender o crescimento dos grandes dinossauros e a forma como se deslocavam neste país. "Se não compreendermos o que aconteceu aos nossos animais e plantas no passado, não podemos saber o que irá acontecer no futuro", disse Hocknull.
(s/ data). Reuters/O Público: http://www.publico.clix.pt/pesoemedida/n
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.