Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
O Conselho de Ministros classificou os Concheiros de Muge como monumento nacional tendo sido reconhecido o seu “excepcional interesse nacional”. No decreto que aprovou a classificação pode ler-se que “o valor científico, patrimonial e cultural aliado aos critérios de autenticidade, originalidade, raridade, singularidade e exemplaridade, revelados pelo modo como foram apropriados pelos cidadãos e na relevância simbólica que adquiriram, como lugares das artes e da memória histórica, justifica que seja classificado como monumento nacional".
Os Concheiros de Muge foram descobertos em 1863 e constituem o maior complexo mesolítico de toda a Europa sendo mesmo uma referência no estudo dos maiores investigadores e estudiosos mundiais. As "colinas naturais", como se podem apelidar os concheiros, resultam da sazonal permanência de várias comunidades de caçadores-recolectores, que faziam da apanha de moluscos uma das suas principais actividades.
O município de Salvaterra de Magos tem patente ao público durante o mês de Março uma exposição intitulada “Nas Margens do Passado – Os Concheiros de Muge”. Uma mostra que conta com a colaboração do Museu Geológico, Núcleo de Arqueologia e Paleoecologia da Universidade do Algarve, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta, UNIARQ e Centro de Investigação em Antropologia e Saúde.
Fonte: (16 MAr 2011). O Mirante: http://semanal.omirante.pt/noticia.asp?i
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.