Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Segunda-feira, 28.02.11

Descoberta de pinturas rupestres na ermida de Nossa Senhora da Lapa (Alegrete)

Um ano depois da descoberta das pinturas rupestres na gruta existente na ermida de nossa Senhora da Lapa, em plena Serra de São Mamede, junto a Alegrete, no concelho de Portalegre, foi encontrado, durante as investigações, um novo altar primitivo datado do século. XVI.


Imagem vazia padrão


 


 


 


 


 


 


 


 


 


De acordo com o professor Jorge Oliveira, que está a coordenar os trabalhos de investigação, as descobertas remontam á pré – história.


Jorge Oliveira avançou ainda á Rádio Portalegre estar convicto de que existirão mais grutas naquela zona.Recorde-se que há um ano atrás, foi descoberta uma gruta, com pinturas rupestres, cujo acesso se faz por uma passagem secreta situada sob o altar da capela de Nossa senhora da Lapa, em Alegrete.


Por seu turno, o Presidente da Junta de freguesia de Alegrete avançou que estão a preparar candidaturas para concorrer aos fundos comunitários para que os trabalhos continuem e sejam reforçados. António Chaparro, disse ainda que a sinalização de acesso á capela foi também aumentada, pois houve um acrescimo de pessoas a visitar aquele local.


Há cerca de um ano atrás, uma série de pinturas rupestres, datadas entre o Neolítico e o Calcolítico, foram descobertas, na ermida de Nossa Senhora da Lapa, em plena serra de São Mamede, junto a Alegrete, concelho de Portalegre.O achado arqueológico está numa gruta cujo acesso se faz através de uma antiga passagem secreta situada sob o altar do templo.


As pinturas rupestres foram descobertas pela equipa de licenciatura e mestrado em Arqueologia da Universidade de Évora, coordenada pelo professor Jorge Oliveira.


Fonte: Susana Mourato (23 Fev 2011). Rádio Portalegre: http://www.radioportalegre.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3575&Itemid=1

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 13:39


2 comentários

De Anónimo a 14.03.2011 às 18:31

... as descobertas remontam à pré – história.

... Jorge Oliveira avançou ainda à Rádio Portalegre ...

É grave quando intelectuais já não diferenciam entre o acento grave (à) e agudo (á).

De Anónimo a 17.04.2018 às 00:44

Atenção! Antes desse tal prof. Jorge de Oliveira, um ano antes, quando eu fazia o levantamento do património do concelho de Arronches, estive no interior da Lapa e informei o presidente da junta de freguesia de Esperança. Foi nesta altura que andava o professor com os alunos na zona e o mesmo teve conhecimento. Esta gruta sempre foi conhecida pelo povo da freguesia de Alegrete, eu que o diga, pois, nasci e foi criado em Besteiros. Na zona existem mais pinturas, mas o acesso é difícil.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728





Arqueo logos