Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Quinta-feira, 23.08.07

ViseuPolis na recuperação da secular Cava de Viriato (Viseu)

A sociedade ViseuPolis SA adjudicou a empreitada de recuperação e arranjo paisagístico de parte do monumento nacional da Cava de Viriato, orçada em aproximadamente dois milhões de euros. A Cava de Viriato, que há mais de dois mil anos terá albergado legiões romanas em Viseu, é um gigantesco octógono com cerca de 32 hectares, desenhado por uma trincheira de terra batida que seria cercada por um fosso de água.



O objectivo da ViseuPolis SA (que se encontra em liquidação) é, segundo um comunicado hoje divulgado, que a Cava de Viriato, considerada um "expoente máximo da secular história da cidade", volte "a gozar da dignidade que um monumento nacional exige".


A empreitada, adjudicada à empresa Obrecol - Obras e Construções S.A., integra trabalhos de "limpeza e reformulação de parte do talude do monumento, a criação de uma praça entre as ruas do Picadeiro e do Coval e a execução de redes enterradas de infra-estruturas e pavimentação das ruas do Picadeiro, Coval e Plátanos".


A ViseuPolis está convencida de que, após esta intervenção, "este património de Viseu e de Portugal será um novo pólo de atracção na cidade", em articulação com outras intervenções do Programa Polis que já foram finalizadas ou estão para ser lançadas.


São exemplos destas intervenções a reestruturação viária, com a construção do túnel de Viriato finalizado em 2004 que permitiu criar uma nova praça junto à estátua de Viriato, e a instalação de um funicular que ligará a zona da Cava de Viriato ao centro histórico, cuja adjudicação deverá acontecer até ao final do ano.


AMF (23 Ago 2007). Lusa: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/ls2kPDTEZaQ2ah8Y3RxSaQ.html


Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 21:42



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2007

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031





Arqueo logos