Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
A polícia espanhola anunciou hoje o desmantelamento de uma rede de contrabandistas de bens culturais e armas que operava entre Portugal e Espanha, numa operação em que foram detidas seis pessoas e indiciadas outras sete.
A operação permitiu recuperar dezenas de peças da época romana, relevos visigodos, retábulos, esculturas religiosas e objetos de bronze dos séculos XV, XVI e XVII, além de peças de marfim e mobiliário.
Foram ainda confiscadas 15 pistolas e outras 11 armas, na sequência de mais de 30 rusgas em localidades como Badajoz, Huelva, León e Málaga, refere um comunicado da Polícia Nacional de Espanha.
A rede traficava bens culturais e armas, tanto antigas como modernas, e atuaria na "zona arqueológica" da Extremadura espanhola.
Formada por espanhóis, o grupo usava camiões de pequena e média dimensão para transportar bens entre os responsáveis da rede em Portugal e em Espanha, com as operações de compra e venda a decorrerem ao longo da fronteira.
As peças recuperadas serão agora analisadas por especialistas que terão de identificar a sua procedência, tendo sido já solicitada às autoridades portuguesas listas de eventuais roubos destas características.
A polícia admite que a ação da rede possa ter causado danos irreparáveis nas "zonas arqueológicas" onde operava.
Na investigação participaram agentes da Brigada de Património Histórico da Polícia Nacional, da Brigada de Polícia Judicial da Extremadura e ainda agentes de esquadras de Málaga, Leon e Marbella. Foram apoiados por especialistas em arqueologia da Junta da Extremadura e da Comunidade Autónoma de Castela e Leão.
Fonte: (11 Jun 2010). SIC: http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/D
|
|
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.