Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Quinta-feira, 03.06.10

Castro das Eiras recuperado este Verão

O Castro das Eiras vai ser recuperado este Verão. O projecto arranca com um campo de férias internacional que vai envolver vários jovens oriundos do estrangeiro. O projecto está a ser desenvolvido pela associação Yuppie e pelos serviços de Educação da Câmara de Famalicão.
O Castro das Eiras, em Pousada de Saramagos começa a ser requalificado já no próximo Verão com um campo de trabalho que envolverá jovens oriundos de vários países.
O campo de trabalho insere-se num “intercâmbio cultural” que está a ser desenvolvido pela Yuppie e pelos serviços de Educação da autarquia famalicense.
No total, vão participar no campo de trabalho duas dezenas de jovens, num programa de ocupação de tempos livres. A requalificação do castro inclui a recuperação do balneário que alberga a Pedra Formosa.
Entretanto, uma réplica da Pedra Formosa, que foi construída pelos serviços municipais, esteve já em exposição no Mosteiro dos Jerónimos.
Segundo Felisbela leite, responsável pelos serviços de arqueologia da Câmara de Famalicão existem vários locais onde se vai fazendo a manutenção como o Castro das Eiras, o Castro das Ermidas, a Estação Arqueológica de Perrelos e os montes de Vermoim.
No concelho de Famalicão existem cerca de meia centena de sítios arqueológicos inventariados sendo que a “maior concentração” é nos montes de Vermoim onde se suspeita que o concelho tenha tido origem já que aí existe um castelo e mamoas, que são os vestígios mais antigos das populações de outrora.
A arqueóloga aponta que tentam manter todos os sítios em que foram realizadas escavações visitáveis. Não obstante, recentemente os serviços de arqueologia têm trabalhado no projecto de recuperação do Castro das Eiras e na Estação Arqueológica de Perrelos.
“Mas o que nos tem dado mais trabalho são as emergências pois, a cada passo, são descobertos novos vestígios”, afirmou Felisbela Leite.
De resto, ainda recentemente, foi descoberto um fosse de fundição de sinos, em Requião, no local onde está a ser construído o Centro Social e Paroquial da localidade. De acordo com a especialista trata-se de um “importante achado” uma vez que são estruturas “difíceis de detectar”. “Não existem muitos fossos do género, quer a nível nacional quer ao nível internacional”, afirmou.
Fonte: (02 Jun 2010). Entre Vilas: http://www.entrevilas.com/noticia.asp?idEdicao=205&id=5419&idSeccao=1544&Action=noticia

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 18:40


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2010

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930