Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Quinta-feira, 03.06.10

Arqueólogos descobrem fonte histórica no Botânico


Um grupo de arqueólogos “descobriu” esta semana no Jardim Botânico de Coimbra uma fonte que, embora se soubesse da sua existência, estava “escondida” debaixo de muita vegetação na mata do jardim. A equipa esteve até esta semana em operações de limpeza da zona e o que foi encontrado «tem um potencial muito maior do que se previa», confessou ao Diário de Coimbra o director científico da Dryas, empresa que está a realizar trabalhos de arqueologia no local.
Esta descoberta está integrada num trabalho mais vasto de valorização de toda a parte fechada do Botânico e, embora não tenha propriamente surpreendido Helena Freitas, que «há muito tempo suspeitava que haveria alguma fonte naquela zona», a importância que aquela fonte poderá vir a ter para todo o jardim, assim como a sua dimensão deixou a responsável «espantada».
«O mais interessante é que foi encontrada uma mina, uma espécie de galeria, que vai dar à fonte, em frente à Rua da Alegria» explicou a directora do Jardim Botânico, falando numa «infra-estrutura antiga, com azulejos muito antigos», mas confessando que se desconhece, por enquanto, qual a data da sua construção ou muitos mais pormenores sobre esta estrutura, que teria uma importância considerável, na altura em que foi construída, para o abastecimento de água.
Aliás, a responsável fala na possibilidade de vir a criar um projecto autónomo que permita estudar toda a história daquele espaço e apresentar esta fonte agora descoberta a António Pedro Pita, director regional da Cultura do Centro, de modo a que possa obter apoios na continuação das investigações. «O que temos ali merece um estudo mais aprofundado e um projecto independente», afirmou.
O mesmo confirmou ao Diário de Coimbra Miguel Almeida, que concorda que aquela fonte, «quase caída no esquecimento», necessita de um «projecto de valorização».
Depois de ter colocado a fonte à vista, através de um processo de limpeza, a equipa de arqueólogos vai agora proceder «a um estudo mais exaustivo» de toda a estrutura que compõe a fonte.



Fonte: Ana Margalho (20 Mai 2010). Diário de Coimbra: http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=7444&Itemid=135

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 18:33



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2010

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930