Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
As escavações na "villa" romana de Santa Catarina de Sítimos, no concelho de Alcácer do Sal (Setúbal), foram retomadas esta semana, depois de uma primeira campanha arqueológica efectuada no ano passado, informou hoje o município.
Segundo a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, a segunda campanha de escavações na "villa", que começou a ser posta a descoberto em Maio de 2006, iniciou-se segunda-feira e vai decorrer até final de Setembro.
"Estes trabalhos arqueológicos são muito importantes porque uma 'villa' romana desta dimensão é única em todo o Litoral Alentejano e mesmo a nível nacional", assegurou hoje à agência Lusa Isabel Vicente, vereadora da Cultura na autarquia.
Segundo a vereadora, a campanha realizada em 2006 permitiu revelar a existência de "peças importantíssimas", fazendo "adivinhar que se trata de uma obra cultural ímpar" que o município quer continuar a escavar.
"Queremos aprofundar estas escavações e pôr depois à disposição dos visitantes, que acorrem cada vez mais à vizinha povoação de Santa Catarina, para ver a 'villa', este importante património cultural e histórico", disse.
Já com ideias de instalar no local um núcleo museológico, o município pretende continuar, "nos próximos anos", com as campanhas arqueológicas que, até agora, já fizeram "renascer" uma piscina e o que os arqueólogos acreditam ser um santuário pagão.
"Prevemos que a piscina, cujo piso está intacto, seja muito grande porque, apesar de grande parte estar já escavada, foi descoberto um muro que parece não ter fim", afiançou a vereadora.
Esse equipamento de ócio romano, de acordo com o município de Alcácer do Sal, é "pouco vulgar" em Portugal e poderia servir para "delimitar a própria villa, dada a sua localização paralela à ribeira de Santa Catarina".
Durante os trabalhos foram ainda encontradas várias peças, como cerâmicas, lucernas e símbolos, um deles com a representação de Vénus.
"Acreditamos que existiria ali um santuário pagão, em que se faria o culto àquela deusa", frisou Isabel Vicente.
Apesar de estar situado no Litoral Alentejano, o concelho de Alcácer do Sal não possui faixa costeira, já que as praias integram o vizinho município de Grândola.
Por isso, sublinhou a vereadora, a aposta do município assenta na cultura: "Queremos ser a capital da cultura do Litoral Alentejano".
"O litoral vai desenvolver-se muito, com todos os investimentos turísticos projectados e em curso na região, mas as pessoas que vão à praia, ao fim de uns dias, também querem ver outras coisas", vaticinou.
Alcácer do Sal, onde existe "muito património por escavar", quer captar esses mesmos turistas através da sua "riqueza cultural".
A "villa" romana de Santa Catarina de Sítimos foi identificada em 1977 e o terreno onde está implantada passou para a posse da autarquia em 1984.
Os trabalhos arqueológicos chegaram a iniciar-se dois anos depois, mas foram interrompidos durante duas décadas.
RRL (21 Ago 2007). Lusa. http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/oyza
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.