Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
O Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Braga está a promover uma ação de divulgação dos diferentes tipos de cerâmica produzidos e utilizados no período romano na antiga cidade de Bracara Augusta, disse hoje fonte da autarquia.
O vereador Hugo Pires adiantou que a iniciativa, intitulada 'Sentir o Barro', envolve a promoção de ateliês de modelagem num espaço integrado no Núcleo Museológico das Termas Romanas da Cividade, no centro histórico da cidade.
'Sentir o Barro' prolonga-se até final de março e, embora esteja aberta à participação geral, dirige-se particularmente ao público infanto-juvenil.
'A cerâmica é um elemento particularmente importante na história de Braga, contribuindo muito para o estudo do passado romano da cidade, assinala Hugo Pires, enfatizando 'o valioso espólio já reunido sob coordenação dos arqueólogos da Universidade do Minho'.
O autarca socialista sublinha, a propósito, 'a importância das escavações coordenadas nas últimos 30 anos pela Unidade de Arqueologia da Universidade, que puseram a descoberto um abundante e diversificado espólio arqueológico, designadamente de origem cerâmica'.
Este espólio - integrado na coleção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, também ele situado na Colina da Cividade - é constituído, em grande parte, por cerâmicas de diferentes tipos e qualidades, produzidas localmente ou importadas de outros pontos do Império Romano.
Fonte: (10 Fev 2010) Correio do Minho: http://www.correiodominho.pt/noticias.ph
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.