Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
Arqueólogos egípicos encontraram na desértica região ocidental do país o que poderá ser a pegada humana mais antiga a ser encontrada, anunciou a autoridade do Conselho de Antiguidades do país.
«[A pegada] pode remeter a cerca de 2 milhões de anos», afirmou à Reuters Zahi Hawass, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egipto. «Pode ser a descoberta mais importante do Egipto».
Os arqueólogos encontraram a pegada, lavrada na lama que endureceu e se transformou em rocha, quando exploravam uma zona pré-histórica em Siwa, um oásis em pleno deserto.
Hawass afirmou que os cientistas estão a realizar os testes de carbono adequados nas plantas encontradas na rocha para determinar a idade precisa da pegada.
O director da Era Pré-Histórica do Conselho de Antiguidades, Khaled Saad, afirmou que a pegada pode ser mais antiga que a célebre Lucy, o esqueleto parcial com 3 milhões de anos encontrado na Etiópia em 1974.
Até hoje, o Egipto atraía os arqueólogos sobretudo pelos artefactos do tempo dos faraós. Até hoje, as marcas humanas mais antigas encontradas naquele país do norte de África remontavam a 200 mil anos, afirmou Saad.
(20 aGO 2007). Sol: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/I
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.