Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
Os cinco fragmentos de decoração mural do túmulo do nobre egípcio Tetiky até há pouco no Museu do Louvre, e cuja devolução vinha sendo reclamada pelo Egipto, já se encontram no Museu do Cairo.
A "luz verde" para a devolução foi dada pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy, durante a recente visita do seu homólogo egípcio, Hosni Mubarak, a Paris.
As autoridades egípcias estudam agora a possibilidade de transportar as peças, apesar dos danos que estas sofreram, para o seu lugar original, o túmulo TT 15 de Draa Abul-Naga (Luxor), de onde foram roubadas antes de as adquirir o museu francês.
Concretizada a devolução, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Zahi Hawass, fez saber que a expedição do Louvre em Saqqara poderá agora retomar os trabalhos arqueológicos na zona.
A controvérsia gerada pelos cinco fragmentos remonta a 2008 quando, durante uma visita ao Museu do Louvre, peritos alemães lá viram as peças e chamaram a atenção para o facto.
Segundo o jornal egípcio Al Ahram, os fragmentos foram removidos do túmulo e subsequentemente comprados pelo Louvre entre 2000 e 2002.
Fonte: (23 Dez 2009). DN Globo: http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/Interio
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.