Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Sábado, 12.12.09

Gafanha da Nazaré: Arqueologia subaquática mergulha na Ria para confirmar naufrágio

O navio naufragado na Ria de Aveiro, encontrado a semana passada por dois mergulhadores num local onde hoje se designa por Canal do Rio Bôco, na Gafanha da Nazaré, junto às pontes da Friopesca e da A25, será um galeão do século XVI com dimensões para navegar no alto mar. A sua carga encontra-se, provavelmente, escondida no leito lodoso, onde parte da embarcação se enterrou, em data desconhecida.

Este é um dos cenários prováveis do navio naufragado na Ria, feita pela observação do mergulhador Paulo Correia, autor desta descoberta juntamente com António Sá.

Tal como António Sá, com experiência na visualização de outros navios, Paulo Correia diz que, tendo em conta o desenho da quilha e da popa desta embarcação, este não será um navio de navegação interior ou apenas junto à costa (cabotagem). Esta é a percepção de Paulo Correia, que também declarou um outro navio encontrado na Ria, no Canal Principal de Navegação, junto à antiga Lota de Aveiro (Ria de Aveiro B), onde foi recuperado um astrolábio. Paulo Correia também é conhecedor de outras descobertas mas o navio no canal do Rio Bôco tem “características de ser maior”, disse ao Diário de Aveiro.

Segundo o mergulhador, é visível o casco de uma embarcação, um tabuado com cerca de oito metros de comprimento, em “bom estado de conservação” e uma largura de dois metros na boca. Mas estas são as partes que foi possível medir, já que parte o navio se encontra enterrado no leito do canal.

Fonte: João Peixinho (8 Dez 2009). Diário de Aveiro.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 20:50


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2009

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031