Do final de Agosto até meados de Setembro irão decorrer os trabalhos da 7ª campanha de escavação na Estação Arqueológica do Monte da Chaminé. Esta escavação dirigida por Clementino Amaro, Maria João Pina e Sara Ramos, conta ainda, com a participação de jovens estudantes e licenciados em arqueologia, oriundos de várias universidades do país.
A Villa Romana do Monte da Chaminé, situada a cerca de 3 km a sul da vila de Ferreira do Alentejo, foi identificada em 1981 pelos arqueólogos Clementino Amaro e Manuel Barreto. Durante a década de 1980 esta estação arqueológica foi escavada, em várias campanhas, tendo sido colocadas a descoberto várias estruturas pertencentes à zona residencial (parte do que se pensa ser a casa principal) e agrícola (possível lagar de azeite) da villa. Até ao momento os vestígios encontrados, quer estruturas, quer espólio recolhido, apontam para uma ocupação desde inícios do século I até ao século V d.C.. O vasto e rico espólio recolhido nessas campanhas arqueológicas pode ser apreciado no Museu Municipal de Ferreira do Alentejo.
Após 20 anos de pausa recomeça-se agora uma nova fase, novamente dinamizada pelo Município Ferreirense, com o objectivo final de estudar o sítio e o seu espólio e, a médio prazo, torná-lo acessível a visitas do grande público
Paulo Neves (16 Ago 2007). Jornal das Freguesias (Alentejo).