Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Sexta-feira, 11.09.09

Leiria: Casa dos Pintores' abre portas à arqueologia

Chama-se 'Casa dos Pintores', encontra-se localizada em pleno 'coração' da cidade de Leiria, e acolhe uma oficina de arqueologia que irá permitir divulgar o património arqueológico junto da população leiriense, ao mesmo tempo que pretende servir como espaço de investigação e restauro de peças.

Os trabalhos de requalificação, num investimento de cerca de 200 mil euros, suportados pelo Programa Operacional da Cultura, permitiram manter a fachada de um dos edifícios mais antigos e degradados do Centro Histórico, funcionando, no seu interior, um núcleo de trabalho especializado em arqueologia, onde o público também poderá participar, nomeadamente através de workshops e informações documentais, explicou Vítor Lourenço, vereador do pelouro da Cultura.

À margem da inauguração da 'Casa dos Pintores', o vereador disse ainda que o novo espaço irá acolher, para já, quatro técnicos e auxiliares da Divisão de Museus e Património da autarquia.

A 'Casa dos Pintores' é composta por três divisões. No piso térreo, encontra-se instalado um laboratório de tratamento e restauro de materiais arqueológicos da cidade, além de uma pequena zona de mostras de peças provenientes de lotes de espólio recuperado através de trabalhos arqueológicos realizados na zona de Leiria. Aqui, os técnicos poderão executar diariamente trabalhos de tratamento de espólio, fazer análises ao material, restaurar, entre outras tarefas de conservação.

Esta área permitirá ainda dar formação pedagógica, podendo as crianças e jovens em idade escolar ficar a conhecer as etapas que compõem o trabalho arqueológico.

Aliás, a própria fisionomia da 'Casa dos Pintores' prevê que seja possível ao público observar os arqueólogos e técnicos no seu trabalho diário.

Subindo as escadas, o primeiro andar apresenta uma zona administrativa, onde são privilegiados estudos de espólio armazenado ou a musealizar. Poderão ainda ser organizados e elaborados textos e cartas arqueológicas. Também neste piso, encontram-se peças arqueológicas, recuperadas aquando dos trabalhos de escavação e que datam desde o Século XV ao Século XX, nomeadamente faiança de época moderna, bem como cerâmica de uso doméstico e de construção, metal, moedas, escória e fauna.

O último piso acolhe uma base de dados de gestão arqueológica e um núcleo documental, permitindo criar um conjunto de arquivos, que poderá ser consultado pelo público.

A autarquia prevê ainda a publicação de uma brochura informativa das actividades arqueológicas de gabinete e de campo.

Cursos de formação e ateliês pedagógicos direccionados aos alunos são algumas das actividades que irão decorrer na oficina de arqueologia.

Até ao final do ano, as entradas na 'Casa dos Pintores' são gratuitas. O espaço vai estar aberto de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e entre as 14h00 e as 17h30. 


Fonte; (8 Set 2009). Diário de Leiria: http://www.diarioleiria.pt/20113.htm 


 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 23:17


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2009

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930