Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
A Câmara Municipal de Tavira atribuiu, recentemente, uma sede à Associação Campo Arqueológico de Tavira, instituição sem fins lucrativos que se dedica ao estudo da arqueologia e da história de Tavira, do Algarve e do Sudoeste Peninsular.
A sede permite, desta forma, o armazenamento do seu imenso e importante espólio sob melhores condições.
A Associação Campo Arqueológico de Tavira tem desenvolvido, desde a década de 90 até à actualidade, importantes trabalhos de investigação, nomeadamente sobre os períodos romano, fenício, turdetano e islâmico.
Os seus arqueólogos estão ligados à descoberta de importantes estruturas e espólios fundamentais para o conhecimento da história de Tavira e do País.
Merecem especial referência, entre outros, a descoberta de parte da estrutura portuária fenícia (Corte Reais), os poços votivos fenícios (no Palácio da Galeria), uma rede de pesca turdetana e igualmente o já famoso “vaso islâmico de Tavira “( ex-BNU).
A Associação Campo Arqueológico de Tavira, em colaboração com a autarquia, produziu também a “Carta Arqueológica de Cachopo” e participou na elaboração de artigos e conteúdos diversos, no desenvolvimento de exposições de natureza histórico-científica, casos de “Tavira - Território e Poder” (MNA, 2003) e “ Tavira, patrimónios do mar”, actualmente patente no Museu Municipal de Tavira.
A Câmara Municipal de Tavira atribuiu à ACAT em 2006 a Medalha de Mérito Municipal (grau prata), reconhecendo o meritório trabalho cultural e científico
Fonte: (3 Set 2009). Barlavento, on line: http://barlavento.online.pt/index.php/no
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.