Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Domingo, 06.09.09

Vila de Rei vai criar rotas e um centro de interpretação das conheiras do concelho



Abundantes vestígios da exploração de ouro na época romana são cada vez mais uma atracção turística e um valor patrimonial do concelho que está no centro geodésico do país.






A Câmara de Vila Rei pretende fazer uma grande aposta no valor arqueológico, geológico e cultural das conheiras do concelho. Em 2010 vai avançar com a criação de uma rota envolvendo o principal destes depósitos de seixos existentes no concelho e provenientes da exploração de ouro na época romana, localizado próximo da aldeia de Lousa. Trata-se de um projecto-piloto que deverá ser posteriormente alargado à maioria das cerca de 50 conheiras dispersas por quase um terço do território municipal, que já foram identificadas, sinalizadas e classificadas pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar).


 




As conheiras são protegidas por lei, mas chegaram a servir para abastecer a construção civil.

A par da abertura das rotas das conheiras, umas em percursos pedestres, outras só possíveis de realizar em veículos preparados para circular em todos os tipos de terreno, a autarquia já apresentou uma candidatura aos fundos comunitários para a edificação de um centro de interpretação daqueles vestígios. Neste espaço, a localizar na própria sede do concelho, será possível aos visitantes ficar com uma noção do que são estes imensos aglomerados de centenas de toneladas de grandes seixos rolados, bem como o seu enquadramento histórico e as incríveis histórias e lendas que acompanham cada um deles.

"Tem havido um crescente interesse de grupos institucionais e informais de pessoas que têm curiosidade em visitar e adquirir conhecimentos sobre as conheiras e que contactam a autarquia no sentido de prestarmos o apoio possível. Neste momento temos dois guias que podem fazer o acompanhamento dos visitantes e explicar as razões da existência das conheiras", afirma o vereador da Cultura do município local, Paulo César. O autarca adianta que a Câmara de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, vai em breve admitir a estágio um técnico de Antropologia cujo trabalho incidirá na área da investigação e dinamização das conheiras já classificadas.

Durante muito tempo foi notória a falta de interesse e o pouco reconhecimento público que mesmo em Vila de Rei se nutria pelas suas monumentais "montanhas de seixos", que atestam ainda hoje a exploração do ouro que se encontrava residualmente nalguns seixos dos rios (conhecidos popularmente por "conhos") na época dos romanos e também no período da presença árabe.

Mas hoje a perspectiva que se tem em todo o concelho sobre aquelas "montanhas de pedras" é diferente, tendo inclusivamente a conheira de Lousa sido reconhecida como uma das sete maravilhas do concelho, numa competição similar às sete maravilhas do Mundo ou de Portugal, mas circunscrita ao município de Vila de Rei. Por outro lado, há uma empresa de animação turística a operar na vila que, entre outras alternativas, comercializa a possibilidade de percorrer um trajecto que inclui a visita a algumas conheiras.

Durante alguns anos, as conheiras foram ameaçadas pela eucaliptização intensiva dos sítios em que se encontram, que alterava a topografia dos terrenos e o seu próprio conteúdo geológico e arqueológico. O furto dos "conhos", usados para a edificação de prédios e moradias nas aldeias vizinhas e, por vezes, mesmo fora do concelho, foi também uma das ameaças a que os vestígios estiveram sujeitos durante muito tempo.

Paulo César frisa que este cenário se alterou bastante nos últimos tempos, fruto de uma maior sensibilização das pessoas para a importância dos amontoados de "conhos", levada a cabo pela câmara e por uma arqueóloga que até há pouco tempo trabalhou para a autarquia. "É verdade que os eucaliptos são ainda uma ameaça, mas em relação ao furto de pedras para obras isso já pouco acontece, porque o próprio povo que vive nas proximidades alerta e não permite que levem as pedras, ou então denuncia a situação, já que as conheiras têm protecção legal", garante o vereador da cultura.

 

Fonte: Manuel Fernandes Vicente (31 Ago 2009). Público. http://jornal.publico.clix.pt/noticia/31-08-2009/vila-de-rei-vai-criar-rotas-e-um-centro--de-interpretacao-das-conheiras-do-concelho-17689375.htm

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 23:20


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2009

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930