Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Terça-feira, 01.09.09

Escavações revelam novos dados sobre modo de vida dos cananeus 3000 anos antes de Cristo



Os vestígios arqueológicos descobertos esta semana na cidade meridional libanesa de Sidon, entre os quais vários templos, peças de bronze e estátuas, revelam novos dados sobre o modo de vida dos cananeus no terceiro milénio antes de Cristo.

Os achados incluem um templo de 48 metros de comprimento cheio de peças de bronze, machados e anéis, bem como cerâmicas e estátuas de pedra utilizadas pelos povos antigos para repelir os maus espíritos, explicou a chefe da delegação do Museu Britânico, Claude Doumit Serhal.

Tudo isto, segundo Serhal, em declarações ao jornal libanês Daily Star, desvenda 'o ritual religioso e o modo de vida durante o período cananeu'.

Os cananeus foram os povos semites que habitaram a Palestina, Síria, Líbano e Jordânia no terceiro milénio antes de Cristo. O seu nome deriva de Cam, um dos filhos de Noé.

O Daily Star noticiou que, este ano, a delegação do Museu Britâni
co, composta por 90 arqueólogos libaneses e estrangeiros que trabalham em colaboração com a Direcção-Geral de Antiguidades, descobriu 13 sepulturas, além de vários templos e objectos pessoais datados das época cananeia.

'Encontrámos o maior número de ruínas este ano e isto ajudou a completar o ciclo dos períodos históricos descobertos no lugar', referiu Serhal.

A escavação de Sidon, a 38 quilómetros ao sul do Beirute, conta também com templos datados dos anos 3000 a.C. e 1000 a.C., nove vivendas e reservas de cereais.

Os vestígios encontrados durante as escavações mostram que o sítio foi, não apenas utilizado como local de residência, mas também como templo para deuses, em diferentes e sucessivos períodos históricos.

A cidade de Sidon foi cenário de numerosas civilizações. Até à data, as escavações puseram a descoberto ruínas pertencentes às épocas dos cananeus, dos persas e dos otomanos.


Fonte: (6 Ago 2009). Lusa/Correio do Minho:http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=1222



Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 23:26



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2009

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930