Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Sábado, 29.08.09

Municípios unidos pela arqueologia

A Associação Cultural de Freixo de Numão vai desenhar uma rota turística pelos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Meda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo. O património arqueológico é o principal cartaz.



O projecto, pensado há alguns anos, só agora reúne condições para passar do papel para o terreno, com comparticipação comunitária. "Temos sítios musealizados e autarquias interessadas, pelo que penso estarmos em condições de avançar, finalmente, com o projecto", declarou, ao JN, António Sá Coixão, o arqueólogo que lidera há 30 anos aquela associação do concelho de Vila Nova de Foz Côa.


Houve uma ideia inicial de criar um circuito turístico ligado à arqueologia naqueles mesmos quatro municípios. Depois viriam a brotar outras ideias, de outros responsáveis, que auguravam que o melhor era fazer um roteiro que juntasse os dez concelhos de todo o vale do Côa.


Sá Coixão diz que se deixou "ir na conversa", mas não tardou muito a chegar à conclusão que "metê-los a todos no mesmo projecto era quase uma utopia". Até porque "havia bastantes desigualdades em termos de investigação", explicou.


Ora, no Baixo Côa há "uniformidade, desde o Paleolítico até à Idade Média" o que, segundo o arqueólogo, "não justifica estender o projecto a concelhos com realidades diferentes".


Por outro lado, em Vila Nova de Foz Côa, Meda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo já há diversos pontos de interesse investigados, que podem perfeitamente integrar aquele circuito arqueológico, faltando apenas sinalizá-los e dar-lhes algum dinamismo. De resto, considera que "não faz sentido estar a gastar milhares para musealizar sítios e depois não terem utilidade turística".


Contra as capelinhas e defensor da "grande igreja de arqueologia do Baixo Côa", António Sá Coixão já idealizou um circuito para "dois ou três dias", o que permite "manter os turistas mais de um dia na região".


O mercado espanhol é um dos alvos. "Vamos ver se entram por aqui uns estrangeiros e deixam cá uns cobres para nos ajudar a minorar as dificuldades", gracejou, ainda, aquele responsável.


Fonte: Eduardo Pinto (25 Ago 2009). Jornal de Notícias: http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Bragan%E7a&Concelho=Torre%20de%20Moncorvo&Option=Interior&content_id=1343871


Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 00:15


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031