Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
O Instituto Arqueológico Alemão está a realizar escavações arqueológicas no sítio do Cabeço das Fráguas pelo 4º ano consecutivo.
Este ano, estão no local, entre 13 de Julho e 8 de Agosto, 18 técnicos (vários arqueólogos, um desenhador e alunos de arqueologia de diversas Universidades Europeias) que procedem a prospecções em duas sondagens, sob a orientação da arqueóloga Maria João Santos.
A arqueóloga explicou ao Jornal A Guarda que estão a decorrer escavações “em duas sondagens, uma grande e outra mais pequena”, a maior localizada nas proximidades da pedra que contém a inscrição rupestre.
Segundo Maria João Santos, até ao momento já foram identificados no local “duas grandes fases de ocupação do sítio, uma da segunda Idade do Ferro e outra Romana, que poderá ser contemporânea da inscrição”.
“Estamos perante um espaço sagrado. A zona é uma área aberta, onde não há estruturas de habitação nem lareiras”, contou, salientando que as estruturas encontradas “são de dimensões muito grandes, são estruturas com cerca de 8 metros de diâmetro e nada comuns nesta região”.
Fonte: (30 Jul 2009). Jornal A Guarda: http://www.jornalaguarda.com/index.asp?i
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.