
Um conjunto de achados arqueológicos está a provocar um diferendo entre o presidente da Câmara de Tavira e o responsável do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.
Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...
Os achados, estão há 30 anos em Lisboa, para onde viajaram para serem investigados, mas agora o autarca Macário Correia quer vê-los de novo no Algarve, para os expor num museu local.
Tavira quer achados arqueológicos de volta
Macário Correia já o solicitou por carta a Victor Gonçalves, o historiador responsável pelo Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa. Sem resposta, pediu também a intervenção do ministro da Cultura, Pinto Ribeiro.
“Estamos perante uma situação perfeitamente escandalosa de alguém, por uma razão egoísta de interesse puramente particular, impedir as instituições nacionais do Estado e da Câmara Municipal terem acesso a um património que é público”, argumenta o autarca social-democrata.
Victor Gonçalves garante, por seu lado, que não tirou nada a Tavira. O historiador, que também defende a intervenção do ministro da Cultura para resolver a desavença, quer entregar o espólio ao Museu Nacional de Arqueologia.
Fonte: (31 Jul 2009). Rádio Renascença: http://www.rr.pt/informacao_detalhe.aspx?f
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.