Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Domingo, 19.04.09

Ministério da Cultura quer tutelar cinco por cento do património classificado


O Ministério da Cultura quer passar de dois para cinco por cento o património nacional classificado sob sua tutela, disse ontem, em Tomar, o ministro da Cultura. António Pinto Ribeiro afirmou, na cerimónia que assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, realizada no Convento de Cristo, em Tomar, que está em vias de ser publicada a portaria que permitirá passar para a sua tutela cinco por cento do património nacional classificado.

Segundo disse, apenas 18 por cento do património classificado pertence à Administração Central e, desse, só dois por cento está actualmente sob tutela do ministério. Pinto Ribeiro realçou a importância que o seu ministério tem dado ao património, referindo o facto de estar a ser feita a primeira inventariação do património em risco e de estar em elaboração a regulamentação da lei do património.

Por outro lado, apenas aguardam publicação os diplomas que vão permitir uma maior agilidade na realização de obras, promovendo uma relação mais próxima entre os seus serviços e os interessados, e a criação do fundo de intervenção e salvaguarda, já em constituição, disse. Este fundo, com uma dotação inicial de cino milhões de euros, vai receber outras doações e ainda o resultado do "cheque obra", donativos em obra a prestar ao Ministério da Cultura por empresas da construção civil e obras públicas.

Considerando que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios deve ser um momento de mobilização e consciencialização das pessoas, o ministro defendeu a criação, em rede com os vários actores sociais e culturais, de rotas que sirvam de alternativa às tradicionais ofertas turísticas de sol e praia, e que envolvam várias cidades com património.

A celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Tomar foi marcada pela apresentação do site do Convento de Cristo, um portal com variadas possibilidades de navegação, nomeadamente uma visita virtual ao monumento.

Primeiro eixo do projecto "Mil anos de sabedoria, da Idade Média ao século XXI", que está a ser desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Tomar com a INI-GraphicsNet, no âmbito de um protocolo assinado com o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), a ferramenta deverá ser posteriormente aplicada a todos os monumentos portugueses Património da Humanidade.

A apresentação do site e da iniciativa da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, que vai promover em todo o país, até de 18 de Junho, mais de 71 sessões que aliam património e ciência, procuraram responder ao lema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que hoje se assinalou, "Património e Ciência".



Fonte: (19 Abr 2009). Lusa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 16:16



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2009

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930