Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Domingo, 18.01.09

Apresentação da Carta Arqueológica de Lousada

Imagem vazia padrãoA Câmara de Lousada vai apresentar sexta-feira, na Biblioteca Municipal, a Carta Arqueológica do Concelho.


O património arqueológico de Lousada, enquanto parte integrante do património cultural, reflecte valores de memória, antiguidade, autenticidade ou singularidade.


O património assume-se como afirmação da própria identidade das comunidades locais, só tendo existência efectiva quando é reconhecido pelas populações que dele podem usufruir e nele se revêem.


Neste sentido, a Carta Arqueológica de Lousada apresenta um estudo da realidade arqueológica do concelho, nomeadamente através da detecção, inventariação e caracterização e dos elementos identificados, procurando definir, o potencial arqueológico deste espaço geográfico. O objectivo é dotar os serviços da autarquia de um instrumento de gestão e ordenamento do território.


A obra procura, ainda, lançar as bases científicas para uma aproximação aos modelos ocupacionais empregues pelas populações humanas no espaço geográfico actualmente adstrito ao concelho de Lousada.


Para o Vereador do pelouro da Arqueologia, Eduardo Vilar, “a obra apresentada agora é o resultado do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Gabinete de Arqueologia ao longo dos anos”.


Fonte: Inês Pinto (14 Jan 2009). Jornal de Lousada: http://www.jornaldelousada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1122&Itemid=1

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por noticiasdearqueologia às 21:14


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2009

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031





Arqueo logos