O castelo de Alter do Chão, monumento nacional é o mais emblemático da vila alentejana do distrito de Portalegre, está a ser adaptado a unidade museológica, num investimento de 900 mil euros, disse hoje fonte do município. A vereadora da cultura do município, Ana Mafalda Sadio, adiantou à agência Lusa que a autarquia apresentou o projecto de adaptação do castelo de Alter do Chão a unidade museológica" ao Programa Operacional da Cultura, devido ao estado de degradação em que o monumento se encontrava.
O investimento para a requalificação do castelo, segundo a autarca, ronda os 900 mil euros, contando o município com uma comparticipação de 50 por cento através do POC. De acordo com a autarca, a Câmara Municipal de Alter do Chão e a Fundação da Casa de Bragança, proprietária do castelo, estabeleceram um acordo para o município efectuar as obras de requalificação do monumento e ter o seu usufruto e exploração durante 30 anos.
O castelo de Alter do Chão, mandado construir por D. Pedro I, no século XIV, está fechado há mais de duas décadas, devido ao seu estado de degradação.
O projecto, de acordo com a vereadora, prevê a criação de duas salas de exposições temporárias para mostras de obras de arte e outras manifestações artísticas.
Naquele espaço vai ser exposto o espólio histórico, arqueológico e artístico do concelho e poderão ser apreciados os trabalhos de artistas convidados.
O novo espaço será ainda composto de um Centro Interpretativo do Castelo, que vai incluir um variado leque de informação, sobretudo registos da sua história e arquitectura.
Haverá ainda um pátio interno, ajardinado, no rés-do-chão, que poderá vir a ser aproveitado para actividades culturais, e um elevador panorâmico, que transportará os visitantes para os diferentes pisos.
As obras de recuperação do monumento, que constituem a primeira fase do projecto, iniciaram-se, segundo a autarca, em Junho de 2006 e devem ficar concluídas até ao final deste ano. A autarca indicou que a segunda fase, a da montagem da unidade museológica, decorre depois, mas não adiantou a data prevista para a sua conclusão.
Lusa (6 Ago 2007): http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/04NM
Foto: http://www.gt.estt.ipt.pt/techne%20on-l