Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Terça-feira, 07.08.07

Castelo de Alter do Chão está a ser adaptado a unidade museológica


 O castelo de Alter do Chão, monumento nacional é o mais emblemático da vila alentejana do distrito de Portalegre, está a ser adaptado a unidade museológica, num investimento de 900 mil euros, disse hoje fonte do município. A vereadora da cultura do município, Ana Mafalda Sadio, adiantou à agência Lusa que a autarquia apresentou o projecto de adaptação do castelo de Alter do Chão a unidade museológica" ao Programa Operacional da Cultura, devido ao estado de degradação em que o monumento se encontrava.




O investimento para a requalificação do castelo, segundo a autarca, ronda os 900 mil euros, contando o município com uma comparticipação de 50 por cento através do POC. De acordo com a autarca, a Câmara Municipal de Alter do Chão e a Fundação da Casa de Bragança, proprietária do castelo, estabeleceram um acordo para o município efectuar as obras de requalificação do monumento e ter o seu usufruto e exploração durante 30 anos.


O castelo de Alter do Chão, mandado construir por D. Pedro I, no século XIV, está fechado há mais de duas décadas, devido ao seu estado de degradação.


O projecto, de acordo com a vereadora, prevê a criação de duas salas de exposições temporárias para mostras de obras de arte e outras manifestações artísticas.


Naquele espaço vai ser exposto o espólio histórico, arqueológico e artístico do concelho e poderão ser apreciados os trabalhos de artistas convidados.


O novo espaço será ainda composto de um Centro Interpretativo do Castelo, que vai incluir um variado leque de informação, sobretudo registos da sua história e arquitectura.


Haverá ainda um pátio interno, ajardinado, no rés-do-chão, que poderá vir a ser aproveitado para actividades culturais, e um elevador panorâmico, que transportará os visitantes para os diferentes pisos.


As obras de recuperação do monumento, que constituem a primeira fase do projecto, iniciaram-se, segundo a autarca, em Junho de 2006 e devem ficar concluídas até ao final deste ano. A autarca indicou que a segunda fase, a da montagem da unidade museológica, decorre depois, mas não adiantou a data prevista para a sua conclusão.


Lusa (6 Ago 2007): http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/04NM9bMuPx8jY8QuXiGAyQ.html


Foto: http://www.gt.estt.ipt.pt/techne%20on-line/castelosportugal/castelo%202.jpg 



Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 14:47


2 comentários

De Anónimo a 12.08.2007 às 01:50

Finalmente, vamos ter a nossa Sala de Visitas mais enrequecida com as obras de recuperação do Castelo, e sua adaptação também a um Museu. Aguardo, anciosamente, que os visitantes ao se deslocarem a Alter possam beneficiar de mais um motivo de interesse, e os faça prender mais tempo à nossa terra. Quantas terras gostariam de dar-se ao luxo de disporem deste enquadramento:
A Fontinha
O Castelo
O Palácio do Àlamo, a Biblioteca, Internet
O Largo Passeio
A Igreja da Misericordia e a Matriz
O Largo dos Doze Melhores de Alter
A Fonte Luminosa
O Chafariz da Vila
O Edificio do Mercado
O Cine-Teatro
O Poli Desportivo
A Piscina
O Estádio de Futebol
O Masgestoso Quartel dos Bombeiros
O Lar da 3ª Idade
O Centro de Saúde
A Escola Secundária
...Faço referência a estes, mas muitos outros existem e se não os menciono não é esquecimento ou discriminação. Considero que não devo ser muito extenso na minha descrição já que poderá ser interpretada de "bairrismo" provinciano. Enaltecer a nossa terra nunca ficará mal, nem fará mal a ninguém.
Mas como todas as moedas têm duas faces, antes de terminar ( fica este desafio) gostaria de muito brevemente ver a outra face: Quando Alter tiver uma Piscina descoberta, os seus lindos e belissimos Jardins do Àlamo forem um ponto de referência, e de encontro, oferecendo a todos aquela frescura que procuramos nos dias de calor, poderemos então dizer a quem nos visita que estas condições não são fáceis de encontrar em terras do interior do País.
Se queremos ter desenvolvimento baseado no turismo, teremos de dispor destas condições para quem nos visitar já que a melhor informação e divulgação será sempre feita por aqueles que vêm até nós.
Agora aguardemos a abertura ao público do renovado Castelo.
José Afonso
Custóias-Matosinhos

De Sérgio a 12.08.2007 às 15:33

Não tenho dúvidas de que Alter se poderá tornar num destino turístico importante, juntando-se à lista que enunciou a Coodelaria e o património arqueológico romano de Abelterium . Para além da quantidade é preciso oferecer qualidade e Alter tem na Coodelaria um bom exemplo disso. Apesar de não conhecer de perto o projecto museológico do Castelo, acredito que será mais um pólo de atracção, importante para a Vila e para a região.

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2007

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031