Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Domingo, 28.12.08

Bruxelas garante verbas para Miróbriga

A Câmara de Santiago do Cacém garante que o Ministério da Cultura já dispõe de condições para avançar com a candidatura ao financiamento comunitário, destinado à recuperação das ruínas e Miróbriga. Isto porque, segundo uma nota emitida pela autarquia, a comissária europeia para a Política Regional, Danuta Hübner confirmou a existência de programas e apoios comunitários que podem ser canalizados para apoiar a continuação daqueles estudos de Miróbriga.

 

Recorde-se que o Governo tem alegado dificuldades financeiras para a contratação de pessoal técnico, tendo em vista a continuação dos estudos de Miróbriga e a promoção do sítio a nível nacional e internacional. Contudo, questionada pela eurodeputada Ilda Figueiredo, no Parlamento Europeu, a comissária respondeu que "o Programa Operacional Regional (POR) do FEDER (2007-2013) para a região do Alentejo, onde se situa o município de Santiago do Cacém, inclui no seu eixo prioritário 3, sobre conectividade e articulação territorial, disposições passíveis de apoiarem este tipo de operações."


Ainda de acordo com a comissária Danuta Hübner, "assim, os projectos indicados podem ser co-financiados no quadro do referido POR, que prevê ainda uma dotação comunitária indicativa de 33,023 milhões de euros para este tipo de operações".


A eurodeputada do PCP, Ilda Figueiredo, visitou em Julho as ruínas romanas de Miróbriga em Santiago do Cacém, concluindo que aquele sítio "possui um Centro de Acolhimento e Interpretação onde está patente uma exposição permanente sobre o local, e onde, de vez em quando, trabalha um ou outro arqueólogo, mas cujas instalações têm condições para acolher mais especialistas e técnicos".


Ilda Figueiredo questionou ainda a Comissária sobre os programas que podem ser utilizados para apoiar e promover a divulgação deste sítio e das suas ligações a outras regiões e culturas, visando também o intercâmbio cultural e o desenvolvimento e progresso da região.


A esta questão, a Comissária Europeia Danuta Hübner esclareceu que "o programa transfronteiriço entre Espanha e Portugal para o período de 2007-2013, pode ajudar o desenvolvimento de Miróbriga em Santiago do Cacém, caso esteja previsto um projecto de cooperação com outros parceiros espanhóis e portugueses abrangidos pela área de eleição do programa, sobretudo no âmbito das actividades relacionadas com a promoção e o desenvolvimento cultural, e esse projecto seja incluído nas prioridades do programa, elegível para financiamento."


Acrescentou ainda a Comissária Europeia para a Política Regional que "o Alentejo Litoral, a que pertence Santiago do Cacém, é a única área adjacente elegível para este programa, e por, isso, a sua elegibilidade para projectos está sujeita a condições especiais de interesse para a zona fronteiriça".


O Município presidido por Vítor Proença alerta que está "empenhado em chegar a acordo com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo para valorizar as Ruínas Romanas de Miróbriga. Os termos do protocolo estão neste momento a ser elaborados. Face às respostas da Comissária Europeia, a Câmara Municipal considera que as declarações de Danuta Hübner são demonstrativas que o Ministério da Cultura pode avançar com candidaturas e financiamentos comunitários através do Programa Operacional do Alentejo", resume a autarquia alentejana.


Fonte: (18 Dez 2008): Diário do Sul: http://diariodosul.com.pt/index.php/noticias/384

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 22:51



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2008

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031