Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Segunda-feira, 17.11.08

Arqueólogos descobrem cemitério fenício no Líbano

Um importante cemitério da antiga Fenícia e que pode ajudar a compreender melhor esta civilização foi descoberto por arqueólogos espanhóis em Tiro, cidade do sul do Líbano, anunciaram esta quarta-feira os responsáveis das escavações.


«Esta descoberta é até agora a mais importante fonte de informações para melhor conhecer a história dos fenícios no Oriente», explicou Ali Badaoui, arqueólogo e responsável do ministério da Cultura libanês dos vestígios em Tiro.


Segundo as primeiras estimativas, o cemitério está praticamente intacto na entrada leste da cidade e é de um período que vai do IX ao VII século antes de Cristo.


«A importância deste cemitério é que fica numa das principais cidades fenícias», afirmou Maria Aubet, professora de arqueologia e chefe da missão da Universidade de Barcelona que realizou as buscas.


Segundo Badaoui, mais de 60 jarros de 50 centímetros de profundidade e hermeticamente fechados foram encontrados no local, espalhados numa superfície de aproximadamente 300 metros quadrados. Dentro estão ossos queimados. «A tradição dos fenícios era de queimar os corpos e os ossos dos mortos», explicou Aubet.


«Com estes ossos vamos poder compreender o regime alimentar e o nível social dos que foram enterrados aqui», destacou Badaoui.


A missão, que foi realizada a pedido do ministério da Cultura, começou há quatro anos, mas foi interrompida em 2006 devido à guerra entre o Hezbollah xiita e Israel que devastou o sul libanês.


Os fenícios eram um povo antigo de navegadores e comerciantes.


Tiro era a principal cidade Estado do território da Fenícia, que corresponde mais ou menos ao Líbano actual. Biblos, Sidon e Berytos (Beirute) estavam entre as outras cidades.


Fonte: (12 Nov 2008). Diário Digital: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=4&id_news=358534&page=0

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 20:42


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2008

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30