Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Terça-feira, 07.06.16

Humanos já comiam mastodontes na América há 14 550 anos

Um dos ossos de mastodonte encontrados no fundo do rio Aucilla

Achado arqueológico, encontrado no fundo de um rio da Florida, conta uma história mais antiga do que se pensava

Uma mão cheia de ossos, o dente comprido de um mastodonte e uma lâmina de pedra que um grupo de arqueólogos pescou do fundo do rio Aucilla, em Page-Ladson, na Florida, estão a rescrever a história da presença humana nas Américas. Pensava-se que ela se tinha iniciado há cerca de 13 mil anos - era isso que indicavam os artefactos arqueológicos mais antigos até hoje ali encontrados. Mas a datação dos novos achados muda tudo: eles contam a história de uma lauta refeição de um grupo de humanos, que aconteceu ali há 14 450 anos.

Foi isso que descobriu a equipa de arqueólogos coordenada pela investigadora Jessi Halligan, da Universidade do Estado da Florida, que durante os últimos quatro anos desenvolveu o estudo que levou ao achado e fez a sua datação por radiocarbono. Os resultados foram agora publicados na revista científica Science Advances.

Hoje submerso no rio Aucilla, que atravessa a Florida antes de desaguar no Golfo do México, o local de onde foram recuperados os ossos fossilizados de mastodonte e o utensílio humano que serviu para caçar o animal, era há 14.550 anos um bebedouro, que os animais e os humanos então partilhavam e que serviu também de local de caça aos últimos. Afinal, os animais estavam ali à mão.

Na verdade, o sítio já era conhecido dos arqueólogos. Foi identificado nos anos 80 do século XX, mas o seu estudo, por vários motivos tardou. Um deles terá sido o acesso difícil, uma vez que era preciso mergulhar, mas havia também a ideia muito consolidada de que as primeiras colonizações teriam acontecido há 13 mil anos e que isso não iria mudar.

O achado analisado pelos arqueólogos da Universidade do Estado da Florida mostra que podia mudar, e muito, porque os novos dados fazem recuar toda esta história em mais de um milénio.

"Estas escavações foram um sucesso para além dos nossos melhores sonhos", reconheceu a coordenadora do estudo, Jessi Halligan, citada pela BBC News, sublinhando que "aquele grupo de humanos estava bem adaptado ao seu ambiente", porque "sabia onde encontrar água, alimento e materiais para fazer instrumentos".

Fonte: 15 Maio 2016: http://www.dn.pt/sociedade/interior/humanos-ja-comiam-mastodontes-na-america-ha-14550-anos-5175952.html

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 11:09



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Junho 2016

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930





Arqueo logos