Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Quinta-feira, 25.07.13

Descoberta mulher mumificada de período pré-inca no Peru

Arqueólogos peruanos descobriram o corpo mumificado de uma mulher que teria sido sacrificada no santuário Cao Viejo, pertencente à cultura pré-inca Moche, dos séculos II e VIII d.C., na região La Libertad (norte). O chefe dos arqueólogos da Fundação Wiesse, Régulo Franco Jordán, disse à imprensa que a descoberta aconteceu há um mês, mas foi divulgada somente agora por medo dos saqueadores.
A mulher mumificada teria entre 17 e 19 anos e foi enterrada em posição de decúbito ventral, com a cabeça orientada para o oeste e com um dos braços esticados. "Estava no santuário ('huaca') Cao Viejo do complexo arqueológico El Brujo, no distrito de Ascope, em La Libertad", acrescentou. "Os restos da mulher foram encontrados debaixo do último andar do pátio cerimonial da 'huaca' que, de acordo com a estratigrafia do templo, corresponde à ocupação final moche, aproximadamente entre os séculos VII e VIII d.C.", explicou Franco Jordán.
Há um mês, a equipe encontrou os restos mortais dessa mulher sacrificada na plataforma superior da "huaca" de Cao Viejo. Segundo o arqueólogo, o surpreendente da descoberta "é que, na iconografia moche, sempre se observa os homens como objeto de sacrifício e, por isso, traz uma reviravolta nas nossas investigações".
"Causa muita surpresa encontrar uma mulher e, muito mais, saber que foi enterrada em posição de decúbito ventral com a cabeça orientada para o oeste, onde fica o mar, e com um dos braços esticados, postura que - além de anormal - é muito diferente do que se conhecia até agora", comentou. Em 2006, a equipe de Franco Jordán descobriu no santuário Cao Viejo uma mulher tatuada que depois foi chamada de "a senhora de Cao", ou "Dama de Cao", uma governante da cultura mochica que, acredita-se, governou o norte do atual Peru no século IV d.C. (AFP)

Fonte: (13.07.2013). Cruzeiro do Sul: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/486495/descoberta-mulher-mumificada-de-periodo-pre-inca-no-peru

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 22:09



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Julho 2013

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031





Arqueo logos