Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

NOTÍCIAS DE ARQUEOLOGIA

O Património é um bem comum... Preservá-lo só depende de cada um de nós...



Domingo, 23.08.09

Arqueólogos descobrem posto de comando do exército luso-britânico nas Linhas de Torres Vedras

As primeiras escavações no Forte do Alqueidão, Sobral de Monte Agraço, permitiram aos arqueólogos pôr pela primeira vez a descoberto o que pensam ser o posto de comando do general Wellington, comandante das tropas luso-britânicas durante as invasões francesas.


"Pusemos a descoberto o Quartel do Governador e um paiol, uma estrutura de armazenamento de armamento", afirmou à agência Lusa o arqueólogo Artur Rocha.

Já identificado na cartografia, o chamado Quartel do Governador foi pela primeira vez escavado na totalidade e os arqueólogos acreditam tratar-se do posto de comando das Linhas de Torres Vedras do general Wellington, que comandou as tropas luso-britânicas contra o exército francês, no período das invasões francesas, entre 1807 e 1814.

"Estrategicamente era um ponto muito importante dentro do forte e tinha acesso visual privilegiado em relação à maior parte dos paióis (zona de armazenamento do material de guerra) e às posições de canhões das Linhas de Torres Vedras, por isso pode ter servido como posto de comando", apontou o arqueólogo. 


 Durante a campanha de escavações, os  arqueólogos descobriram também um paiol, um dos maiores das Linhas de Torres Vedras, o nome dado ao conjunto das mais de 152 fortificações construídas entre Torres Vedras e Vila Franca de Xira, entre 1809 e 1812, com o intuito de defender Lisboa das tropas invasoras.

O paiol, cujo sistema de drenagem de águas ainda funciona, encontra-se em "excelente estado de conservação", tal como todo o forte.

O seu estado de conservação permite aos arqueólogos conhecer todas as técnicas de construção e os materiais usados na época, essencialmente sedimentos de terra ou pedra.

Sendo o Forte do Alqueidão uma das estruturas "melhor conservadas" das Linhas de Torres, vai ser restaurado para poder receber visitantes e integrar a Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras, projecto que envolve os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por noticiasdearqueologia às 00:00



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2009

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031